Especialistas em psicologia debatem a necessidade de agir para combater a fome no Brasil em evento ao vivo

Jornada Virtual Psicologia e Fome tem como objetivo criar um consenso de rejeição da fome e estimular pesquisas e ações para erradicá-la

A fome voltou a fazer parte da vida de brasileiras e brasileiros. E voltou com força, impondo a insegurança alimentar em seus diferentes níveis a mais da metade da população brasileira. A sua forma mais severa atinge cerca de dez por cento das pessoas no Brasil, incluindo crianças. Vale dizer, são 22 milhões de pessoas que no dia de hoje passaram fome no Brasil, incluindo crianças.

Por esse motivo, entidades representativas do setor da psicologia e organizações da sociedade civil realizam, nesta sexta-feira (15), a Jornada Virtual Psicologia e Fome. O evento tem como objetivo provocar um debate sobre a fome no Brasil, principalmente a partir do papel da psicologia em mudar a aceitação de parte da sociedade em relação ao tema. 

O evento, que será transmitido ao vivo pela página do Facebook e YouTube do Instituto Silvia Lane e retransmitido pela Coalizão Negra Por Direitos, receberá especialistas da área e organizações da sociedade civil que darão seus depoimentos sobre o por quê a fome deve ser considerada inaceitável. Entre as organizações que participam desse encontro estão: União Latino-Americana de Entidades de Psicologia, Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP), Instituto AMMA Psique e Negritude, Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT) e conselhos regionais de psicologia. 

Numa sequência de transmissões ao vivo e em rede, o evento pretende provocar um debate sobre a invisibilização da fome no Brasil, para que se possa atuar para reduzir a força com que a história empurra a sociedade para consensos perversos que delimitam percepções e ações. Inclusive, sobre como a psicologia olha para a fome e sobre a forma como ciência e profissão podem ajudar a sociedade a declarar esse verdadeiro flagelo como algo inaceitável.

Representando as organizações e compondo os debates estarão Malaquias Batista (IMIP), Graça Victor (FAFIRE), Grace Wanderley (Instituto Libertas), Flávio Valente (FIAN), Zeca Moura (USP), Marcos Ferreira, Graça Gonçalves (PUCSP), Marco Aurélio (PRERROGATIVAS), Lumena Castro (UNIFESP) e  Alexandre Iório Ferreira (ABEP).

Das 13h às 14h, será a vez do movimento negro brasileiro participar, representado pela Coalizão Negra Por Direitos e Uneafro Brasil. Entre os participantes, estarão Douglas Belchior, historiador e integrante da Coalizão Negra Por Direitos, e Cátia Cipriano, psicóloga e militante da Uneafro Brasil, onde coordena o Núcleo Obará, espaço de autocuidado e troca de saberes para integrantes do movimento. Nesse período, integrantes da Coalizão também apresentarão suas ações pela campanha Tem Gente com Fome, iniciativa humanitária que, em seis meses, já contribuiu para combater a fome de mais de 100 mil famílias.

Segundo a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan), mais da metade (55%) dos brasileiros sofriam de algum tipo de insegurança alimentar em dezembro de 2020, ou seja, há pouco menos de um ano. 

Para alguns especialistas, apesar da urgência, a fome causa um anestesiamento das percepções. Não naqueles que sofrem com esta situação, mas nos cidadãos que podem se colocar na condição de espectadores. 

“De fato, todos aceitamos a possibilidade de que alguém passe fome na nossa cidade, no nosso bairro, na nossa rua. Inclusive crianças. A informação de que haja alguém passando fome não tira o nosso sono. Vivemos imersos em um consenso de que a Fome seja admissível. Inclusive quando essa informação diz respeito a crianças”, afirma Marcos Ferreira, mestre em psicologia social e integrante do Instituto Silvia Lane.

Confira a programação completa:

Psicologia e Fome (parte -1)
09hàs 12h

09h Abertura com a participação de Ana Bock e entidades apoiadoras
10h Malaquias Batista (IMIP) e Graça Victor (FAFIRE)
10h30 Grace Wanderley (Instituto Libertas)
11h Flávio Valente (FIAN)
12h Zeca Moura (USP)

Psicologia e Fome (parte – 2)
13h às 17h

13h Coalizão Negra por Direitos
14h Marcos Ferreira
14h30 Graça Gonçalves (PUCSP)
15h Marco Aurélio (PRERROGATIVAS)
15h30 Lumena Castro (UNIFESP)
16h Alexandre Iório Ferreira (ABEP)