Iniciativa da Coalizão Negra Por Direitos se une à Advocacia Geral da União e Cáritas Brasileira para ajudar pessoas em situação de desalento
Milhares de pessoas do litoral norte de São Paulo ficaram desabrigadas, muitas estão desaparecidas e 41 perderam suas vidas após as enchentes e deslizamentos de terra decorrentes das fortes chuvas de verão, agravadas no último feriado do Carnaval. As cidades de Caraguatatuba, São Sebastião, Guarujá, Bertioga, Ilhabela e Ubatuba foram as mais atingidas pelas tempestades.
Os efeitos das tempestades, como já visto em outras regiões do Brasil, em sua maior parte, batem diretamente em pessoas negras e periféricas, que são também maioria entre os moradores de áreas de risco. Segundo o geógrafo Marcelo Lopes de Souza, esse é um problema antigo e conhecido. As inundações têm relação muito clara, forte e direta com o padrão de segregação nas cidades brasileiras. “Populações mais pobres são forçadas a ocupar as terras marginais, que, historicamente, tinham pouco ou nenhum valor, em encostas, beira de rios e canais”, aponta.
Tudo resultado da política urbana que escancara o racismo ambiental e descaso que atinge mais uma vez essa população.
Para ajudar quem mais precisa neste momento, a campanha “Tem Gente Com Fome”, da Coalizão Negra Por Direitos, se une à Advocacia Geral da União e à Cáritas Brasileira para reunir recursos e levar alimentos à região.
Participam também da ação a Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (Anape), a Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo (Apesp), a Associação Nacional dos Procuradores Municipais (ANPM) e a Associação de Advogadas e Advogados Públicos para a Democracia (APD) também são parceiras nessa mobilização.
As doações podem ser feitas para a campanha “Tem Gente Com Fome” e para a Cáritas Brasileira, por meio dos seguintes dados:
Cáritas Brasileira
Banco do Brasil
Agência: 0452-9
Conta Corrente: 51.339-3
Campanha “Tem Gente Com Fome”, em nome do Instituto de Referência Negra Peregum/AFDDFP
Banco do Brasil
Agência: 1202-5
Conta Corrente: 73.963-4
Chave PIX (CNPJ): 11.140.583/0001-72