CARTA ABERTA PELA PRORROGAÇÃO DO AUXÍLIO EMERGENCIAL DE 600 REAIS ATÉ O FIM DA PANDEMIA E POR VACINA PARA TODAS E TODOS PELO SUS

Em consequência da pandemia do coronavírus, as desigualdades sociais e econômicas estão sendo aprofundadas e o Brasil está prestes a voltar para o Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas. Dados divulgados pelo IBGE indicam que já são 84 milhões de pessoas enfrentando algum grau de insegurança alimentar, dentre elas, a população negra se…

Negar o direito à saúde é genocídio!

Manifesto da Coalizão Negra Por Direitos sobre a negligência do governo federal na pandemia de Covid-19 O mundo ultrapassou a marca de 106 milhões de pessoas diagnosticadas com Covid-19 e mais de dois milhões e trezentos mil óbitos. No Brasil, oficialmente, passamos de 9,5 milhões de casos e mais de 230 mil vítimas fatais, número…

Coalizão Negra Por Direitos participa de audiência com relatora de racismo da ONU

Durante os dias 28 e 29 de janeiro, a Coalizão Negra Por Direitos e organizações da sociedade civil brasileira realizaram audiência com a relatora especial sobre Formas Contemporâneas de Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância da ONU, Tendayi Achiume. A audiência denunciou as violações de direitos contra a população negra brasileira, em especial aquelas em…

Posicionamento da Coalizão Negra por Direitos sobre a Comissão de Juristas da Câmara Federal destinada ao aperfeiçoamento da legislação de combate ao racismo

Brasília, 20 de janeiro de 2021 Ao Presidente da Câmara dos DeputadosSr. Rodrigo Maia Ref. Ato do Presidente de 17/12/2020 que cria a Comissão de Juristas destinada aavaliar e propor estratégias normativas com vistas ao aperfeiçoamento dalegislação de combate ao racismo estrutural e institucional no país. A COALIZÃO NEGRA POR DIREITOS, articulação nacional que reúne…

Nossa fé é antirracista, em defesa das vidas negras!

“Eu vou morrer! Eu vou morrer!”“Eu não consigo respirar!”“Ele não viu que eu estava com o uniforme da escola?”“Por que o senhor atirou em mim?”“Não precisa me matar, senhor…”“Quero a minha mãe!” As frases foram ditas por pessoas diferentes, adultos, jovens e crianças, em ocasiões e locais diferentes e distantes entre si. Estas palavras são…