Contra a criminalização das Práticas de Redução de Danos
A Coalizão Negra Por Direitos manifesta apoio e solidariedade às nossas valorosas companheiras e companheiros da Escola Livre de Redução de Danos, que no último dia 20 de fevereiro, segunda-feira de carnaval, recebeu abordagem da polícia civil sob o argumento de apologia ao uso de drogas, enquanto realizava ação de cuidados, prevenção e educação em relação ao uso de drogas durante o carnaval.
Declaramos nosso apoio às/aos militantes que estão tendo suas imagens disseminadas em redes sociais e páginas de extrema direita com acusações criminosas de apologia às drogas. Nos colocamos veementemente contrários a qualquer ataque aos direitos individuais e coletivos protegidos pela Constituição Federal.
A disseminação de fake news tem gerado impactos perigosos na sociedade brasileira, e precisam ser enfrentadas com urgência.
No contexto brasileiro de guerra às drogas que mata, encarcera e não produz nenhum efeito na redução do consumo e do comércio na vida da população negra é indispensável a defesa de alternativas de políticas comprometidas com a valorização da vida e dignidade do nosso povo.
As práticas de redução de danos já acontecem no Brasil há mais de três décadas, e têm se demonstrado fundamentais para a construção de políticas públicas de saúde pautadas no respeito à cidadania e aos direitos humanos e merecem ser defendidas.
Diante disso, a Coalizão Negra Por Direitos se soma às manifestações em defesa da Redução de Danos, e à luta por uma Política de Drogas antirracista.