Pressione pela Abertura da Votação do Impeachment do Bolsonaro

Ao Senhor Presidente da Câmara dos Deputados,
Às Deputadas e Deputados da Câmara Federal,

Há cinco meses, integrantes da Coalizão Negra por Direitos e aliados apresentaram ao Presidente da Câmara dos Deputados um pedido de impeachment contra o Presidente da República Sr. Jair Bolsonaro pelos crimes de responsabilidade por ele cometidos durante o exercício do seu mandato, em especial os crimes de responsabilidade que colocaram em risco a vida de milhares de brasileiros, especialmente, os segmentos mais vulneráveis socialmente e mais fragilizados em sua cidadania. O pedido de impeachment teve assinatura das representações das 150 organizações que compõem a Coalizão e o apoio de outras mais de 600 entidades de todo o país, além da adesão de artistas, intelectuais, ativistas e profissionais de diversos setores da sociedade brasileira.

O pedido foi protocolado em agosto de 2020, quando o Brasil atingiu 100 mil vidas perdidas em decorrência da negligência criminosa presidencial no combate à pandemia no Brasil. Hoje, temos mais de 250 mil mortos pela COVID-19 no país, sendo apenas o Brasil responsável por mais de 10% de todas as mortes ocorridas pelo coronavírus no mundo. Razão pela qual a Coalizão Negra por Direitos realizou agora, em janeiro, um aditamento ao pedido de impeachment formulado, incluindo, dentre os crimes de responsabilidade a ação do presidente para que não houvesse no país um efetivo plano nacional de vacinação contra a COVID-19.

Assim, enquanto cidadã/cidadão brasileiro, venho solicitar com urgência que esse pedido de impeachment, bem como os demais até então engavetados de forma cúmplice pelo presidente da câmara dos deputados, seja apreciado e o processo instaurado.

Quantas vidas a mais vamos deixar serem interrompidas, quantas famílias a mais precisarão ser destruídas até que a Câmara dos Deputados reconheça os crimes de responsabilidade do Presidente da República Jair Bolsonaro que estão dizimando diariamente brasileiras e brasileiros?

O presidente da Câmara dos Deputados é o único que pode fazer isso nesse momento, mas é fundamental o posicionamento dos demais deputados e deputadas para pressioná-lo a cessar a barbárie na qual nós, brasileiras e brasileiros, nos encontramos.

Certos de que podemos contar com vocês, representantes do povo, para nos salvar do negacionismo, dos ataques à ciência e à liberdade de expressão e do genocida que, hoje, está na presidência da república, demandamos COM URGÊNCIA o impeachment de Jair Bolsonaro.

    Veja aqui o pedido de impeachment apresentado pela Coalizão Negra por Direitos.

    Veja aqui a cobertura de quando o pedido de impeachment foi realizado.