Coalizão Negra por Direitos adita pedido de impeachment de Bolsonaro e começa campanha para pressionar deputados

A Coalizão Negra Por Direitos, articulação que reúne 150 organizações e coletivos do movimento negro brasileiro, retoma a campanha pelo impedimento de Jair Bolsonaro. Em 20 de janeiro de 2021, a articulação realizou um aditamento ao pedido de impeachment que foi protocolado na Câmara dos Deputados em agosto de 2020, incluindo, dentre os diversos crimes de responsabilidade atribuídos a ele, a ação do presidente para que não houvesse no país um efetivo plano nacional de vacinação contra a COVID-19 e a negligência criminosa no suprimento de insumos básicos para a contenção da pandemia que resultou nas crises de falta de oxigênio no Amazonas e Pará.

Há cinco meses, a Coalizão Negra e pessoas aliadas apresentaram ao Presidente da Câmara, Rodrigo Maia, o pedido de impeachment de Bolsonaro pelos crimes de responsabilidade por ele cometidos durante o exercício do seu mandato, crimes que colocam em risco a vida de milhares de brasileiros, especialmente, os segmentos mais vulneráveis socialmente e mais fragilizados em sua cidadania, como a população negra e periférica. Para além dos crimes de responsabilidade que colocam em xeque direitos sociais, o pedido também destaca os crimes relacionados aos constantes ataques do presidente Jair Bolsonaro ao regime democrático e às instituições democráticas.

Em uma adesão aberta ao impeachment, a Coalizão Negra mobilizou a sociedade e recebeu assinaturas a favor do impeachment de 600 entidades de todo o país, além da adesão de artistas, intelectuais, ativistas e profissionais de diversos setores da sociedade brasileira. No entanto, mesmo com o cenário de mais de 100 mil mortos pela Covid-19 no Brasil naquele período, Rodrigo Maia engavetou a ação. Hoje, com mais de 210 mil vidas perdidas pelo novo coronavírus no país, é urgente exigir a saída do único chefe de estado do planeta que negligencia a pandemia.

Quantas vidas a mais vamos deixar serem interrompidas, quantas famílias a mais precisarão ser destruídas até que a Câmara dos Deputados reconheça os crimes de Bolsonaro que estão dizimando diariamente brasileiras e brasileiros? A Coalizão convida a todas e todos para aderir à carta que cobra da Câmara dos Deputados, em especial de seu Presidente, a abertura do pedido de impeachment.

Leia a carta aberta da Coalizão Negra e assine a carta aos deputados e deputadas pelo impeachment: coalizaonegrapordireitos.org.br/pressione-pelo-impeachment