Ativista do Black Lives Matter é baleada na cabeça

Conhecida como ‘Pantera Negra de Oxford’, Sasha Johnson está internada em estado crítico em Londres, na Inglaterra

A ativista Sasha Johnson, do movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam), foi baleada na cabeça na madrugada desta segunda-feira (24), em Peckham, Londres, Inglaterra. De acordo com o partido político Taking the Initiative Party (Tomando Iniciativa), o ataque ocorreu após a militante receber diversas ameaças de morte.

Segundo a polícia local, o crime aconteceu nas proximidades de uma festa na área de Consort Road e, inicialmente, não se tratou de um crime proposital. 

“Uma equipe dedicada de detives trabalha sem descanso para identificar a pessoa ou as pessoas responsáveis pelo tiro”, afirma o detetive-chefe inspetor Jim Tele. A autoridade solicitou informações de testemunhas que estavam no local e podem ter presenciado o ataque.

Tele reconheceu a gravidade do crime e pediu que a população “não especule os motivos ou as circunstâncias por trás disso”. De acordo com uma amiga, Sasha passou por uma cirúrgia bem sucedida e está em companhia dos pais.

Sasha Johson é assistente social, mãe de três filhos e integrante do Comitê Executivo do Tomando Iniciativa, primeiro partido britânico liderado por negros. De acordo com a mídia britânica, Johnson é uma ‘Ativista política destemida’ e uma das cabeças por trás dos protestos do movimento Black Lives Matter, incitado pelo caso de George Floyd, homem negro assassinado em 25 de maio de 2020.

Reportagem: Alma Preta Jornalismo