Sarí Corte Real é interrogada pela justiça de Recife e organizações realizam mobilizações por justiça pelo menino Miguel

Sarí Gaspar Corte Real, acusada por abandono de incapaz que resultou na morte do menino Miguel Otávio, em junho de 2020, será interrogada pela justiça no próximo dia 15 de setembro de 2021, a partir das 9h, no Centro Integrado da Criança e do Adolescente da 1ª Vara de Crimes Contra a Criança e o Adolescente do Recife. Nesta, que é a segunda audiência do caso, a ex-primeira dama de Tamandaré (PE) será ouvida pelas autoridades e prestará explicações sobre sua conduta no dia do fato. Na primeira audiência, em dezembro de 2020, Sarí não compareceu para depor.

A segunda audiência tem caráter de instrução e ainda seguirão outros capítulos até a finalização do caso. A ocasião, portanto, não é decisiva, mas fundamental para a produção de provas que levará ao julgamento. 

No mesmo horário e local do depoimento, Mirtes Renata, familiares e amigos/as, artistas locais, representantes da Articulação Negra Pernambuco (ANEPE), Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares (GAJOP), organizações do movimento negro e outras organizações sociais e populares realizarão um ato pacífico, exigindo justiça para esse crime. Pelas redes sociais, a Coalizão Negra Por Direitos promove um Twitaço para que a hashtag #JustiçaPorMiguel ganhe os assuntos mais comentados do dia.

Sobre o caso

Em 2 de junho de 2020, um dos piores momentos da pandemia, Sarí Corte Real solicitou que Mirtes Renata de Souza, trabalhadora doméstica, comparecesse ao condomínio de luxo onde mora, no Recife, para passear com seus cachorros. Para cumprir as ordens da ex-empregadora, Mirtes não podia deixar seu filho, Miguel, de apenas 5 anos, sozinho em casa. Por isso, o levou para o trabalho, acreditando que a patroa pudesse tomar conta dele enquanto ela realizava o serviço. O menino, sentindo falta da mãe, perguntou se poderia procurar Mirtes pelo prédio. Sarí, então, permitiu que a criança fosse sozinha até o 9º andar, inclusive apertando o botão do elevador que levava à cobertura, segundo imagens das câmeras de segurança do prédio. De lá, Miguel caiu de uma altura de cerca de 35 metros e não sobreviveu.

Sarí foi acusada por abandono de incapaz com resultado de morte, mas, até então, responde em liberdade por homicídio culposo, quando não há intenção de matar, chegando a pagar uma fiança no valor de R$ 20 mil.

Após um ano da tragédia, entre os dias 30 de maio e 05 de junho de 2021, a Semana Internacional Menino Miguel realizou uma série de atividades no Brasil e no mundo, em memória de Miguel Otávio Santana da Silva. 

Serviço

Ato #JustiçaPorMiguel

Data: 15/09/2021 (quarta-feira)
Horário: concentração a partir das 9h – a ação permanecerá durante toda a audiência.
Local: em frente ao Centro Integrado da Criança e do Adolescente | CICA (mesmo local da 1ª Vara de Crimes Contra a Criança e o Adolescente) – Rua João Fernandes Vieira, n° 405, Boa Vista – Recife/PE.
Contato: Rodrigo Almendra – advogado de Mirtes na assistência de acusação – (81)  9 9969.9513 | Maria Clara D’Ávila – advogada do GAJOP na assistência de acusação – (11) 9 7616-2192 | Igor Travassos – Articulação Negra de Pernambuco – (81) 9 9226.2879.

Coletiva de imprensa de Mirtes Renata

Data: 15/09/2021
Horário: logo após o término da audiência.
Local: sede do GAJOP – Rua do Sossego, n° 432, Boa Vista, Recife/PE.
Contatos: Rochelle Borges – comunicação GAJOP – (81) 9 9628.8440 | Ana Navarrete – comunicação GAJOP – (11) 9 7503.5728.