Lideranças do movimento negro são homenageadas com indicações à premiações

Nesta última semana de outubro, três lideranças das organizações que compõem a Coalizão Negra Por Direitos foram indicadas e receberam homenagens de premiações nacionais e internacionais. 

A Professora e ativista Zélia Amador de Deus, será homenageada no jantar filantrópico da BraziIFoundation, em Nova York, no dia 28 de outubro. Militante histórica do movimento negro, receberá o Premio de Direitos Humanos (BrasilFoundation’s Human Rights Awards). A Paraense, nascida na Ilha de Marajó, recentemente teve sua vida contada no curta ‘Amador, Zélia’ que narra a sua trajetória de luta pela igualdade racial até se tornar Professora e Doutora pela Universidade Federal do Pará. 

Outra liderança que pode ser premiada, é a Secretária Administrativa da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) e organizadora do livro “Mulheres Quilombolas territórios de existências negras femininas”, Selma Dealdina. Selma é finalista do Prêmio Inspiradoras na categoria Equidade e Cidadania. A premiação é uma iniciativa de Universa e do Instituto Avon, que tem como missão descobrir, reconhecer e dar maior visibilidade a mulheres que se destacam na luta para transformar a vida das brasileiras. Vote aqui.

Dandara Rudsan também concorre ao Prêmio Inspiradoras na categoria Conscientização e Acolhimento. Ela é fundadora e coordenadora do Núcleo Estratégico de Direitos Humanos e Promoção da Paz (NEPAZ), que acolhe mulheres vítimas de violência doméstica e homotransfobia; e do coletivo amazônico LesBiTrans, que tem o objetivo de garantir os direitos da população LGBTQI+ na região de Altamira (PA) Vote aqui.

Essas três mulheres fazem parte de uma luta coletiva que há anos vem inspirando outras mulheres a lutar pela igualdade racial e social. Vote para garantir esse reconhecimento.