Coalizão Negra denuncia o caso de Genivaldo de Jesus à Comissão Interamericana de Direitos Humanos

A Coalizão Negra Por Direitos denuncia ao Ministério Público Federal e à Comissão Interamericana de Direitos Humanos o assassinato de Genivaldo de Jesus Santos  por asfixia pela Polícia Rodoviária Federal do Sergipe.

O crime foi filmado por testemunhas e, nas imagens, é  possível assistir a ação chocante de agentes do estado, prendendo Genivaldo no porta-malas da viatura e jogando um tipo de gás dentro do local, impossibilitando a sua escapatória. Abordado no dia 25 de maio de 2022, o homem negro, de 38 anos, foi diagnosticado com transtornos mentais e fazia uso de medicamentos controlados.

O documento da denúncia cita também a Chacina do Jacarezinho, em 2021, e a recente na Vila Cruzeiro, ambas no Rio de Janeiro, somando mais de 50 vidas negras ceifadas pela política de morte do Estado brasileiro.

Na peça, há o pedido do Movimento Negro Brasileiro, representado pelas 250 organizações da Coalizão Negra Por Direitos, por um posicionamento da CIDH. Aponta-se que é necessária atenção dos órgãos sobre as violações praticadas pelas instituições de segurança pública (a Polícia Civil, a Polícia Militar, a Polícia

Rodoviária Federal e a Polícia Federal), com especial foco às práticas de tortura e assassinato,  geradas diretamente pelo racismo institucional.