Coalizão Negra é tema da exposição Memórias do Futuro: Cidadania Negra, Antirracismo e Resistência

Reunindo os conteúdos expostos no museu, o Memorial da Resistência lança o catálogo digital da mostra Memórias do Futuro: Cidadania Negra, Antirracismo e Resistência, já disponível para download!

A publicação apresenta ao público um panorama histórico de mais de um século de luta por direitos da população negra no estado de São Paulo, através de documentos, fotografias, cartazes , obras de arte e textos de parede. Os materiais são resultado de uma extensa pesquisa do sociólogo, escritor e curador da exposição, Mário Augusto Medeiros da Silva.

A mostra foi criada em colaboração com organizações e coletivos convidados, como a Coalizão Negra por Direitos, a revista O Menelick 2º Ato, as Capulanas Cia de Arte Negra e o Ilú Obá de Min, e é fruto de uma parceria com os arquivos e acervos de cultura negra no AEL – Unicamp, no Arquivo Público do Estado de São Paulo, no Museu da Imagem e do Som, na Pinacoteca do Estado, no Memorial da Resistência e no Condephaat.

Assim como na exposição, as experiências coletivas são divididas oito eixos, que transitam entre a os territórios negros do estado, os espaços de sociabilidade, o papel da imprensa negra para a organização e circulação de ideias, os períodos de repressão, de redemocratização e a tripla opressão enfrentada pelas mulheres negras.

Veja o catálogo digital aqui.