Avante com passos firmes

Hoje, neste 26 de março, a Coalizão Negra por Direitos, formada por mais de 250 grupos, entidades, coletivos, redes, organizações negras e antirracistas compromissadas com a luta pela superação e eliminação do racismo, presente nos 27 estados brasileiros, nas 5 regiões, e também com representações internacionais, completa 3 anos.

Apesar do pouco tempo, nossa luta não é de hoje, ela vem sendo gestada há muito tempo. Ela descende daqueles que foram silenciados, torturados, vitimizados e mortos por sonhar com a liberdade. Ela está presente na Serra da Barriga, em Aracati, na Baía de Todos os Santos, na Favela do Canindé, nas escadas do Theatro Municipal. Nossa luta, a de emancipação e dignidade do povo negro, está no vão do MASP, na Favela do Jacarezinho, na Gamboa, no Quilombo Rio dos Macacos, em Altamira.

O adinkra Nkonsonkonson, símbolo nosso, representa as relações humanas, a unidade, fraternidade e cooperação. A Coalizão Negra por Direitos não existe para negociar a vida do povo negro. Nós existimos para que o povo negro possa viver livre, sem um alvo na pele, com iguais oportunidades de disputa e de permanência.

A Coalizão, assim como uma encruzilhada, dos 7 caminhos de Exu, segue firme no seu propósito!