Coalizão Negra denuncia ataques a lideranças brasileiras em encontro com relator da ONU

Organizações da Coalizão Negra por Direitos reuniram-se com o relator da ONU, Clément Voule, na sede da Conectas Direitos Humanos, em São Paulo, para reivindicar a agenda de combate ao racismo no âmbito do direito à liberdade de associação e manifestação. 

O ponto principal do encontro foi a discussão acerca da necessidade de uma proteção da comunidade internacional que defende a dignidade humana e a liberdade de expressão, direcionada as lideranças e defensores negros e negras que se veem ameaçados pelo contexto político das eleições de 2022. Um pedido de amparo a comunidade internacional para salvaguardar o processo democrático das eleições através do acompanhamento das instituições.

As lideranças também denunciaram o caso da menina Heloysa Gabrielly, de 6 anos, que foi atingida pela polícia de Porto de Galinhas, em Pernambuco, enquanto brincava no terraço de casa. A Coalizão e outras 119 instituições de defesa aos direitos humanos pedem que a ONU e a Corte Interamericana de Direitos Humanos cobrem explicações do governo federal e estadual pela morte da menina e pela situação de terror que vivem os moradores da região.

Clément Voule também ouviu as denúncias sobre o aumento dos ataques aos terreiros e religiões de matriz africana e como o Governo vem promovendo o encerramento de espaços de discussão e promoção à inclusão democrática como encontros, conferências, congressos, entre outros.