Onde estão Bruno Pereira e Dom Phillips?

A Coalizão Negra Por Direitos torna pública sua solidariedade às famílias, amigas e amigos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips e exige que as autoridades públicas em âmbito federal e estadual se empenhem nas buscas e esclarecimentos sobre as circunstâncias do desaparecimento de ambos no Vale do Javari (AM).

A Coalizão expressa seu total repúdio ao aumento da violência contra as comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas da região norte e, em especial, à omissão do Estado brasileiro em coibir a atuação de garimpeiros, madeireiros ilegais e tráfico internacional de drogas na região amazônica que ameaçam os modos de vida e saberes de sua população local.

Desaparecidos desde o dia 05/06, o jornalista inglês Dom Philips e o indigenista Bruno Araújo Pereira, servidor licenciado da Fundação Nacional do Índio (Funai), não foram mais encontrados após fazerem o trajeto entre a comunidade Ribeirinha São Rafael e a cidade de Atalaia do Norte, no estado do Amazonas.

Foram acionadas a Polícia Federal, o Ministério Público Federal e o Exército, entre outras autoridades, mas ainda não há detalhes das investigações. Segundo nota da União das Organizações Indígenas do Vale do Javari, o contexto era de ameaça contra Pereira, Phillips e a equipe que os acompanhava. Outros relatos de intimidação nos últimos dias já haviam sido denunciados.