Justiça por Janaína da Silva Bezerra!

A Coalizão Negra por Direitos se solidariza aos familiares, amigas e amigos de Janaina da Silva Bezerra, jovem negra de 21 anos, vítima de estupro e feminicídio nas dependências da Universidade Federal do Piauí, onde era estudante de jornalismo.

Primeira da família a acessar a universidade pública, Janaína teve os sonhos de futuro interrompidos e a vida ceifada, pois foi vítima de um crime brutal que tem crescido, sobretudo, entre mulheres negras.

Destacamos também que o assassinato de Janaína deve ser investigado como um crime de ódio racial. Além da violência sexual e física, a jovem negra teve o pescoço quebrado. Os indícios da investigação em curso apontam que Janaína foi estuprada coletivamente dentro de uma universidade pública. Qual seria o posicionamento das autoridades e a mobilização social caso ela fosse branca e rica?

Enfrentar o racismo, o machismo, a LGBTfobia e outras formas perversas de ataques às mulheres nas universidades é uma política necessária, e as infames calouradas precisam ser debatidas nacionalmente, pois um momento de celebração e tanta felicidade não pode continuar sucessivas vezes e em diferentes territórios a se transformar em momentos de horror e ser o cenário de crimes hediondos contra as mulheres.

Sabemos que as políticas públicas bem sucedidas em diminuir o número de feminicídios de mulheres brancas têm sido inefetivas em proteger mulheres negras e indígenas. Sete em cada dez mulheres vítimas de feminicídio no Brasil são negras. Por isso, exigimos celeridade processual das autoridades competentes para que a justiça por Janaína seja feita!

Se vencemos enquanto povo com a aprovação de Janaína em uma universidade pública, primeira graduanda de sua família, morremos com a interdição do direito dela de permanecer naquele espaço com segurança e desenvolver seus estudos. Exigimos que o Estado brasileiro enfrente, de modo intransigente, esse episódio de feminicídio e racismo.
Justiça por Janaína!

31/01/2023
Coalizão Negra por Direitos